Proteção de dados: 5 mudanças positivas trazidas pela LGPD

autenticação por impressão digital

Não há dúvidas de que os dados estão cada vez mais valiosos. Aliás, no mundo corporativo, eles são fundamentais para orientar a tomada de decisão. Dada sua importância, o Brasil foi buscar na legislação europeia a inspiração para organizar e proteger a privacidade da população. Assim, em agosto deste ano, entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A proposta tem o objetivo de aumentar o controle do fluxo de informações pessoais por parte das organizações. Além disso, por meio dela, a forma como esses dados são utilizados passa a ser fiscalizada pelos órgãos competentes.

Assim, a ideia é promover o aumento do controle do fluxo de informações pessoais por parte das organizações. Além disso, fiscalizar a forma com que estes dados são utilizados nas negociações. Para tanto, as empresas brasileiras têm até agosto de 2020 para adequarem seus processos. Mesmo não sendo tão simples, a implementação da nova lei promete render frutos também ao dia a dia dos negócios. Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios que a LGPD pode trazer para sua empresa.

Os reflexos positivos da LGPD

1.Organização e otimização

Adequar-se à LGPD significa entender tudo o que está armazenado no sistema, a importância desses dados e como são utilizados. Assim, é possível analisar o que é realmente necessário, onde as informações devem estar e para quem serão disponibilizadas. Ao reunir tais respostas, o time de TI conseguirá compreender o cenário atual da gestão de dados da empresa.  Consequentemente, poderá traçar um plano de ação em conjunto com outras áreas. Dessa forma, a expectativa é contar com uma melhora significativa na gestão dos dados. Assim como da otimização de armazenamento em rede, identificação e organização das informações rastreadas.

  1. Conscientização e responsabilidade

Feita a análise de dados, chega a vez de conscientizar e capacitar seus funcionários. Afinal, é essencial que todos entendam a responsabilidade de gerir informações pessoais. Da mesma forma, é preciso compreender o que é a LGPD e como ela impactará seu cotidiano. Tanto como profissionais quanto como cidadãos. Especialmente porque a mudança impactará diretamente a maneira como algumas atividades são realizadas. Por isso, saber a melhor forma de trabalhar com esses inputs é primordial para cumprir a legislação.

  1. Transparência nas relações

Hoje em dia, o fluxo de dados está cada vez maior. Ao mesmo tempo, nem sempre é possível saber o destino dado a cada um deles. Logo, o principal objetivo da LGPD é garantir maior transparência aos consumidores sobre o uso de suas informações. Dessa forma, a lei acaba oportunizando às empresas uma maneira de diferenciada de aproximação com seus stakeholders. Afinal, a partir dela é possível mostrar seu comprometimento e responsabilidade com as informações que lhes são confiadas.

  1. Priorização da segurança cibernética

Outro benefício da implementação da lei é contar com fluxos de trabalho que priorizam mais cautela na gestão de dados. Consequentemente, as empresas contarão com uma infraestrutura de TI cada vez mais segura. Afinal, devem investir em políticas internas de proteção mais robustas para reduzir os riscos de uso inadequado de informações pessoais. Ao mesmo tempo, estarão mais seguras em relação a possíveis invasões, violações ou vazamentos de dados. Neste contexto, empresas que contam com um ecossistema Apple possuem larga vantagem.

  1. Estratégia e transformação digital

Adequar-se à nova lei de dados brasileira representa, sobretudo, investir em tecnologia. Logo, este também pode ser o momento ideal para iniciar ou alavancar a transformação digital da sua empresa. Tudo isso por meio de recursos e ferramentas que possam potencializar a organização e a segurança da informação. E ainda favorecer a digitalização do negócio a partir da inteligência artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), por exemplo. Afinal, estas tecnologias são ideais para captar, fazer a leitura e o direcionamento inteligente de dados.

Quer uma ajuda? Contate os especialistas da iPlace Corporativo e prepare sua empresa para o sucesso!

 

Foto: iStock/metamorworks

Compartilhe este post

Veja também: