Team building: como fortalecer a equipe em home office

Confident African-American male worker talking online with coworkers, back view of black guy speaks and gestures to many people on video screen. Remote work, virtual meeting

É inegável: as percepções sobre o trabalho remoto mudaram completamente nos últimos dois anos. Afinal, se antes o home office era visto com desconfiança, hoje é o formato preferencial de muitas empresas e colaboradores. Isso porque, graças à tecnologia, a adaptação foi rápida e eficiente, pelo menos nas organizações mais modernas. Porém, muitos líderes de equipes ainda enfrentam um desafio no modelo a distância: o famoso team building.

Isso porque, infelizmente, as videoconferências ainda não permitem exatamente o mesmo tipo de interação dos encontros presenciais. A comunicação não verbal, por exemplo, é menos frequente nas reuniões por vídeo, bem como o compartilhamento de experiências. E pequenos detalhes como esses ajudam a construir um espírito de equipe de forma natural.

No entanto, há outras formas de fomentar o team building no regime de trabalho remoto. Aliás, nem se trata de algo difícil – basta planejamento. Para tanto, o líder de equipe deve atuar ativamente em alguns momentos para descontrair, engajar e criar laços entre seus colaboradores. Assim, hoje trazemos algumas dicas de como isso pode ser feito na sua empresa.

5 maneiras de fazer team building em trabalho remoto

1.     Transformar as apresentações em jogo

Sempre que montar equipes com pessoas que ainda não trabalharam juntas, comece pelo básico. Ou seja, pedindo que, na videoconferência, cada membro apresente seu currículo. Porém, para tornar a atividade mais leve e divertida, estabeleça um limite de tempo difícil de ser cumprido. Por exemplo, 30 segundos para cada um. E, claro: deixe bem evidente que se trata de uma brincadeira. Assim, como todos provavelmente vão estourar o tempo, a reunião já começa descontraída.

2.     Apresentar o lugar onde mora

Uma característica bacana do home office é permitir que as pessoas trabalhem a partir de qualquer lugar. Aliás, já existe até mesmo o conceito do anywhere office. Além disso, muitas empresas inclusive contam com colaboradores de diferentes países. Logo, uma atividade de team building bem interessante é reservar um tempo da reunião para que cada participante mostre onde está. Para tanto, podem apontar a câmera para fora da janela ou enviar fotos pelo chat. Se cada um puder falar um pouco sobre seu local, contando curiosidades, melhor ainda.

3.     Usar comida para reforçar o team building   

Outra ótima forma de criar laços entre os membros da equipe é compartilhar refeições. Claro, quando o trabalho é remoto isso não pode ser feito em volta de uma mesma mesa, mas ainda sim é possível. Logo, uma ideia é pedir para que todo mundo traga seus lanches para a frente do computador na reunião, como um piquenique virtual. Aliás, num determinado dia inclusive todos podem programar de preparar o mesmo quitute e compartilhar suas variações da receita.

4.     Mostrar a mesa de trabalho

Já para conhecer melhor a personalidade dos membros da equipe, peça para que eles mostrem suas mesas de trabalho. É bem provável que os resultados sejam bem diferentes uns dos outros. Afinal, enquanto algumas pessoas podem ter fotos de família sobre a mesa, outros terão livros, gadgets ou apenas papel e caneta. Aliás, dá para propor uma brincadeira do tipo “qual item de sua mesa você levaria para uma ilha deserta”?

5.     Jogar “duas verdades e uma mentira”

Por fim, mais um jogo que descontrai e une a equipe. Para essa atividade, cada membro deve contar brevemente três fatos ou histórias sobre si, sendo que uma delas deve ser falsa. Logo, cabe aos outros participantes adivinhar quais são verdadeiras e quais são mentira. Assim, em pouco tempo o time ficará bem mais integrado. Afinal, todo mundo conhecerá seus colegas de forma mais profunda, além do aspecto profissional. E esse team building tem tudo para, inclusive, aumentar a produtividade da equipe e da empresa!

Gostou das nossas dicas? Para mais materiais sobre tecnologia, tendências e produtividade no mundo dos negócios, acompanhe sempre o blog da iPlace Corporativo.  

 

Foto: iStock/Vadym Pastukh

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email